CCINTER

Bem-vindo ao CCInter – Centro de Convivência Intergeracional da ANOSCAR!

Um espaço de encontro, aprendizado e troca entre gerações.

O CCInter é um serviço da ANOSCAR que promove a convivência entre diferentes faixas etárias por meio de atividades em grupo. Aqui, crianças, adolescentes e pessoas idosas compartilham experiências, fortalecem vínculos e desenvolvem habilidades em um ambiente acolhedor e ativo.

Desde 2010, a ANOSCAR realiza o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Inicialmente, as atividades eram oferecidas em duas unidades diferentes, sendo crianças e adolescentes em uma e pessoas idosas em outra. Em maio de 2022, com a necessidade de um espaço único e com foco na convivência entre gerações, nasceu o CCInter

O que oferecemos:

  • Oficinas diárias divididas por faixa etária;
  • Atividades intergeracionais, promovendo trocas entre crianças, adolescentes e pessoas idosas;
  • Desenvolvimento físico, emocional e social;
  • Ambiente seguro e estimulante;
  • Equipe qualificada e comprometida.

 

Como funciona:

As atividades são organizadas por grupos, com rotinas específicas para cada público, respeitando suas necessidades e objetivos. Também realizamos encontros intergeracionais que enriquecem o convívio e criam uma verdadeira micro comunidade.

As oportunidades de garantir vivências familiares e segurança no convívio ajudam a reduzir a perda de vínculos. Isso significa enfrentar barreiras causadas por questões individuais, grupais ou sociais, como a discriminação e a intolerância, que afetam o dia a dia dessas pessoas.

O fortalecimento de vínculos, enquanto eixo orientador do trabalho social, tem como finalidade enfrentar as vulnerabilidades que comprometem as capacidades e os potenciais dos usuários, promovendo sua autonomia e inclusão social.

A modalidade atende 30 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 170 pessoas idosas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Osasco. Além disso, cerca de 50 usuários são atendidos como contrapartida institucional.

O procedimento de entrada se dá por avaliação social e o serviço recebe demanda espontânea e encaminhamentos da rede socioassistencial e de toda comunidade local.

Conheça nosso dia a dia! Acompanhe nossas atividades e novidades pelas redes sociais.”