Programas

Centro de Convivência Intergeracional

O modelo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) materializa as ações da proteção social básica da Política de Assistência Social. Trata-se de um serviço organizado em grupos, como forma de ampliar a convivência das diferentes culturas e das vivências entre os usuários, promovendo com isso o desenvolvimento do sentimento de pertença e de identidade. Os grupos são formados respeitando as necessidades dos participantes, e levando em consideração as especificidades de cada faixa etária. Na Anoscar a modalidade já é executada desde de 2010 com vertentes segmentadas em crianças e adolescentes em uma unidade e idosos em outra unidade. Movidas pela necessidade de espaço físico dos grupos e pela forte vertente intergeracional para o desenvolvimento de uma micro comunidade de experiências e relações, em maio de 2022 reinauguramos a unidade como Centro de Convivência Intergeracional da Anoscar.

O espaço garante atividades grupais voltadas para cada segmento, com seus percursos, objetivos e metas diferenciadas e também ações internacionais. Com uma grade fixa de rotina de atividades semanais, pôde-se vivenciar no serviço práticas de estímulo físico, reflexivo e expressivo para as diferentes faixas etárias com múltiplas oficinas e desenvolvido ampliado de habilidades.

As oportunidades de garantias de vivências familiar ou da segurança do convívio, permite minimizar as situações de perda das relações, ou seja, de barreiras criadas por questões individuais, grupais, sociais por discriminação ou intolerâncias que se fazem presente no campo do convívio diário desses sujeitos.

Na busca pelo fortalecimento de vínculos, como norteador do trabalho social, buscamos combater as vulnerabilidades que reduzem as capacidades e potenciais dos usuários.

A modalidade atende 60 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 140 idosos, em colaboração com a Prefeitura Municipal de Osasco além de cerca de 50 usuários como contrapartida institucional.

O procedimento de entrada de se dá por avaliação social e o serviço recebe demanda espontânea e encaminhamentos da rede sócio assistencial e de toda comunidade local.

Conheça nosso dia a dia!

Centro Dia

O Centro Dia para Pessoa Idosa da Anoscar é uma modalidade de serviço sócio assistencial sem pernoite do rool Daia equipamentos da Proteção Social Especial de Média Complexidade, que caracteriza-se como sendo um espaço para atender a pessoa idosa que tem seus diretos violados entre elas:

- vítimas de exploração da imagem;

- Isolamento social;

- Confinamento;

- Atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família;

- Falta de cuidados adequados por parte do cuidador;

- Alto grau de estresse do cuidador;

- Desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa;

- Dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.

Para além dessa condicionalidade entende-se a necessidade do usuário manter perfil funcional entre os graus I ou II de dependência (ANVISA) e ter residência fixa nos bairros da Zona Sul de Osasco;

Entendido como um equipamento sociossanitário a unidade precisa garantir uma série de condições estruturais para a permanência do usuário durante todo dia: salas de acolhida, atividades, escuta individual, refeitório, banheiros adaptador e sala de descanso;

Garantimos a ações voltadas ao trabalho social com o usuário e familiares, cuidados diários, alimentação e diferentes vivências por meio de atividades estimulares planejadas nas vertentes físicas, expressivas e reflexivas.

Ofertamos na Anoscar 40 vagas para pessoas idosas em colaboração com a Prefeitura Municipal de Osasco. Os procedimentos de entrada se dão por ligação para inserção de contatos e fila de espera, posterior entrevista e visita domiciliar para o reconhecimento da equipe sobre o usuário.

A unidade não permite visitas sem agendamento e o serviço não está aberto para pretenderes usuários conhecerem sem a expectativa de vagas;

Conheça nosso dia a dia!